Matérias
Cultura e Entretenimento

‘Retrato de Um Certo Oriente’: Milton Hatoum participa de sessão especial em Manaus

O longa recebeu prêmio de Melhor Filme no Festival de Huelva na Espanha e teve sessão especial com Milton Hatoum no Cine Casarão, nesta sexta (29), em Manaus.

Escrito por
Clara Gentil
November 30, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução / Festival do Rio

O escritor Milton Hatoum, autor do livro que inspirou o filme ‘Retrato de Um Certo Oriente’, participou de uma sessão especial, nesta sexta-feira (29), às 19h30, no Cine Casarão, em Manaus. O evento contou com a exibição do longa-metragem, seguido de uma roda de conversa com Hatoum, que discutiu a obra com o público presente.

Cena do filme “Retratos de um Certo Oriente”. – Foto: Reprodução / Festival do Rio

O longa, que conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Huelva, na Espanha, é baseado na obra literária ‘Relato de Um Certo Oriente’, de Hatoum, vencedora do Prêmio Jabuti em 1990. Dirigido por Marcelo Gomes, o filme explora a história de imigrantes libaneses que enfrentam desafios na Amazônia brasileira, abordando temas como amor, conflitos familiares e diferenças culturais. A trama começa no Líbano, onde os irmãos Emilie e Emir partem em busca de uma vida melhor no Brasil, mas se vêem confrontados por disputas internas e externas que mudam suas vidas para sempre.

João Fernandes, diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), afirmou que a presença de Milton Hatoum na sessão foi uma grande honra.

“Ficamos muito felizes com a participação do Milton. Este evento foi uma noite inesquecível para todos os presentes”, comentou.

Após a exibição do filme, Milton Hatoum participou de uma roda de conversa com o público, compartilhando reflexões sobre a adaptação de sua obra, vencedora do Prêmio Jabuti em 1990. Ao Diário da Capital, Hatoum contou  que ficou surpreso ao saber do prêmio e que considera um clássico. 

“Pra mim foi uma grande surpresa todas essas adaptações. Essa última, ‘Retrato de um certo Oriente’, eu considero que nasceu um clássico porque o filme do Marcelo Gomes acaba de ganhar um grande prêmio na Espanha, no Festival de Huelva”, disse o escritor.  

Foto: Divulgação

A entrada para a sessão foi aberta ao público, e a presença de Hatoum enriqueceu a experiência cinematográfica com reflexões sobre a adaptação literária para as telonas.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas