A possível escolha de Vanda Witoto (REDE) como vice de Marcelo Ramos na disputa pela prefeitura de Manaus tem gerado grande movimentação no cenário político local. Vanda é uma ativista reconhecida mundialmente pela defesa dos povos indígenas e da Amazônia, tendo representado a região em diversos eventos internacionais, como a COP 28 em Dubai no ano passado.
Vanda se destacou durante a pandemia de Covid-19, mobilizando lideranças e o poder público para assegurar o acesso à saúde dos povos indígenas no Parque das Tribos, em Manaus. Técnica em enfermagem, Vanda foi a primeira pessoa a receber a vacina CoronaVac no Amazonas em janeiro de 2021.
A aliança entre o PT e a REDE, articulada por Marcelo Ramos, já conta com o apoio do PDT e visa unir o campo progressista para enfrentar as candidaturas da base de Bolsonaro. No entanto, a federação PSOL-REDE mantém a pré-candidatura de Natália Demes, indicando divergências ideológicas. Ramos, no entanto, espera dialogar com Demes para consolidar a unidade da esquerda.
Em um evento realizado neste sábado (13) no Sindicato de Servidores de Justiça do Trabalho (Sitraam), a REDE oficializou seu apoio a Marcelo Ramos, que foi escolhido pelo presidente Lula entre outros nomes do PT. A principal estratégia do PT para as eleições nas capitais será o uso da imagem de Lula, apesar da derrota do presidente em Manaus na última eleição.