Matérias
Amazonas

RecuperaFone: SSP divulga lista de quem pode recuperar aparelho celular; veja o que precisa levar 

Os aparelhos celulares foram recuperados durante operações e fiscalizações da Secretaria de Segurança Pública.

Escrito por
Camila Seixas
October 29, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) publicou o edital com nome das pessoas notificadas pelo programa RecuperaFone, para recuperar o aparelho celular, a partir desta quarta-feira (30/10). 

Ao todo, mais de 500 dispositivos móveis foram localizados. Os aparelhos foram recuperados em ações integradas entre a Polícia Civil (PC-AM) e Militar (PMAM) realizadas nos últimos 40 dias. 

De acordo com a SSP, as operações auxiliaram na redução dos indicadores de roubos ao transporte coletivo e de pedestres.  

O que precisa levar?

Todas as pessoas relacionadas no documento deverão comparecer de 30 de outubro a 1 de novembro na Arena da Amazônia para fazer a retirada dos seus aparelhos celulares.

Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada, com a distribuição de senhas a partir de 8h da manhã.

Todos os convocados deverão apresentar um documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal, caixa de aparelho, bem como Boletim de Ocorrência (B.O), utilizado como registro do furto ou roubo do objeto. Veja a lista com todos os nomes aqui. 

Programa

O programa RecuperaFone tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente. 

O Amazonas é o segundo do país a implantar o programa, que é coordenado pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC). A mesma tecnologia foi empregada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). 

Como funciona?

Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente apresenta o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.

O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas