Matérias
Economia

Receita Federal divulga prazo de entrega e novidades para o Imposto de Renda 2024

Prazo vai de 15 de março a 31 de maio; faixa de isenção foi ampliada para quem ganha até dois salários mínimos desde maio de 2023

Escrito por
Redação
February 17, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Secretaria da Receita Federal informou que o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, será de 15 de março até o dia 31 de maio neste ano. Segundo o Fisco, esse será o prazo a ser obedecido em todos os anos daqui por diante.

As regras oficiais do IR 2024 ainda não foram publicadas pelo Fisco, mas a principal mudança, para efeito da declaração desse ano, foi a ampliação da faixa de isenção de maio de 2023 em diante. Na ocasião, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que a medida isentou quem ganhava até dois salários mínimo (R$ 2.640 em 2023) do Imposto de Renda

Leia Também

Com isso, 13,7 milhões de pessoas ficaram isentas do tributo desde maio do ano passado. O número representa cerca de 33% do total de declarantes do Imposto de Renda, que somaram 41,1 milhões em 2022.

Além disso, outras novidades do Imposto de Renda em 2023, que tendem a ser mantidas neste ano, são a prioridade de restituição também para os contribuintes que apresentam IR por meio da declaração pré-preenchida e o uso do PIX nas restituições.

Entretanto, para que possa indicar o PIX, a chave do contribuinte deverá ser necessariamente o seu CPF (não poderá ser e-mail ou telefone).

A declaração pré-preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são carregadas automaticamente, sem a necessidade de digitação. A Receita avalia que esse tipo de declaração diminui os erros e proporciona maior comodidade ao contribuinte.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas