Fique atento! Criminosos estão aproveitando a onda de fake news relacionada à fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para enganar cidadãos e aplicar golpes. Dentro do esquema são enviadas mensagens, utilizando o nome da Receita Federal, comunicando a existência de uma suposta cobrança de taxas pela instituição sobre as transações via Pix em valores acima de R$ 5 mil.
Os golpistas ainda afirmam que o CPF da vítima será bloqueado caso não seja efetuado o pagamento. Nome, cores e símbolos oficiais da Receita Federal são utilizados para deixar a fraude mais convincente. E para o golpe ficar ainda mais autêntico, os criminosos ainda enviam uma guia de pagamento anexada de R$ 845,20.
A seguir, um exemplo da mensagem enviada pelos criminosos divulgada pela Receita Federal:
A Receita reforça que não existe tributação sobre Pix e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira, por isso, não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via Pix. A instituição explica que está acontecendo apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento.
Então as recomendações de sempre para não cair em golpe: desconfie de mensagens suspeitas, não abra links desconhecidos; não abra arquivos anexos; verifique a autenticidade.
No caso da Receita Federal, o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial são os únicos canais seguros de comunicação.