Matérias
Brasil

Programa Celular Seguro registra mais de 57 mil alertas de bloqueio em 6 meses de operação

Escrito por
Redação
June 21, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro do ano passado, já alcançou números expressivos em seus primeiros seis meses de funcionamento. Com mais de 2 milhões de usuários cadastrados e 1,1 milhão de celulares registrados, a plataforma recebeu 57.790 alertas de bloqueio até agora.

FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA

A plataforma Celular Seguro funciona como um botão de emergência para casos de perda, furto ou roubo de celulares, permitindo o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários com apenas alguns cliques. O acesso é feito através do cadastro na plataforma Gov.br, disponível tanto no site quanto nos aplicativos para Android e iOS.

Não há limite para o cadastro de números de telefone, desde que estejam vinculados ao CPF do titular da linha. Usuários cadastrados podem indicar pessoas de confiança para efetuar o bloqueio, caso necessário. Também é possível realizar o bloqueio através de um computador, acessando o site do programa. As instituições financeiras e empresas de telefonia que participam do projeto efetuam o bloqueio do chip e dos aplicativos após o envio do alerta.

Para o segundo semestre, o MJSP planeja lançar novas funcionalidades para ampliar a segurança dos usuários. Entre as novidades, está a possibilidade de bloquear o chip e os aplicativos financeiros, mantendo o aparelho funcionando. Se um novo chip for instalado, uma mensagem orientará o novo comprador a procurar uma delegacia e apresentar a nota fiscal de compra.

Outra funcionalidade prevista é a incorporação da lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) para consulta, permitindo verificar se o aparelho desejado tem restrições ou registros de roubo ou furto.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas