Matérias
Amazônia

Principais Culinárias

Uma das grandes atrações da Amazônia é a sua gastronomia, com ingredientes bem diferentes do que é consumido nas demais regiões do país.

Escrito por
Redação
January 09, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Principais culinárias

Uma das grandes atrações da Amazônia é a sua gastronomia, com ingredientes bem diferentes do que é consumido nas demais regiões do país. A cozinha e os hábitos alimentares da região representam as tradições das populações indígenas, que sofreram influência de outras culturas.

Muitos ingredientes são frutos da própria floresta e têm origens indígenas. São frutas, folhas e temperos com sabores exóticos, fortes, que dão o toque especial às comidas. Quando se trata de frutas, a Amazônia tem enorme exuberância, sendo as mais conhecidas e usadas o guaraná, o açaí e o cupuaçu, além da castanha-do-Pará,  bacuri, pupunha, muruci, piquiá, taperebá, camu camu, buriti e tucumã.

Além das frutas, a Amazônia possui uma grande variedade de peixes de água doce. Com isso, pratos provenientes desses peixes são muito característicos na região, como tambaqui, pirarucu, tucunaré,  surubim, curimatã, jaraqui, acari, que são comumente cozidos, assados, fritos ou grelhados. 

A quantidade de legumes também é enorme. Cará roxo,  macaxeira (mandioca ou aipim), jambu, entre diversos outros, são alguns exemplos de legumes comuns na culinária amazônica.

Confira abaixo nossa galeria de comidas típicas da região amazônica:

Tacacá - O tacacá pode ser parecido com uma sopa, feito com tucupi (molho feito de mandioca brava) e goma (farinha de tapioca). As folhas de jambu dão um toque especial, pois anestesia levemente a boca. Para completar a receita, os camarões salgados são o equilíbrio à mistura.

Imagem: Todos Destinos

Cupuaçu - Fruto perfumado e levemente azedo, o cupuaçu é usado em sucos, bombons, balas e outras sobremesas. A mousse de cupuaçu é uma sobremesa oferecida em muitos dos restaurantes da região.

Imagem: Marcos Luiz Leal Maia/Embrapa

Pirarucu de casaca - Trata-se de um prato de peixe preparado com o chamado 'bacalhau do Amazonas' desfiado e misturado com vários ingredientes, tais como farinha uarini, leite de coco, banana da terra, ovos cozidos, batata palha e outros ingredientes, que rendem uma refeição completa.

Imagem: Reprodução/Internet

Tambaqui assado ou cozido - Tambaqui é um peixe de grande porte da bacia Amazônica, amplamente consumido pela população local em diversas receitas como a caldeirada e o tambaqui assado, estando entre as opções de restaurantes de pequeno e grande porte.

Imagem: Maraísa Frota

Tucumã - O tucumã, além de ser consumido sozinho, é recheio do X-caboclinho, lanche popular na região, famoso nas cafeterias regionais. A aparência do fruto é alaranjada e a textura fibrosa.

Imagem: Reprodução/Internet

Açaí - O açaí ganhou fama no Brasil – e até em outros países – de alimento saudável. Com sua polpa é feito um creme que costuma ser consumido com farinha de tapioca. Preparado como pirão, pode acompanhar peixes nas refeições, consumido assim especialmente no Pará.

Imagem: Reprodução/Internet

Pato no tucupi -  A receita é semelhante a do tacacá: o pato é cozido no amarelado caldo de tucupi (feito com mandioca brava). O jambu, que adormece levemente a boca, é a planta mergulhada no caldo.

Imagem: Panelika

Galinhada - A galinhada é um dos mais famosos pratos do Mato Grosso, uma mistura do arroz, frango e pequi, um fruto amarelo facilmente encontrado nas barracas à beira de estrada. Temperado com especiarias diversas, o prato é uma deliciosa receita espalhada por outros estados dessa região.

Imagem: Reprodução/internet

Peixe assado na folha de Bananeira –Muito comum na região do Tocantins, o peixe preferido para essa receita é o Tucunaré. Tudo se resume a preparar uma folha de bananeira para receber o peixe, temperar o peixe e adicionar cebola, tomate e cheiro verde no seu interior. Aí é só enrolar o Tucunaré na folha de bananeira e colocar para assar.

Imagem: Reprodução/Internet

Damurida - A comida típica de Roraima é um caldo de peixe com bastante pimenta. De origem indígena, o prato leva ingredientes como peixe ou carne de caça. Na receita original o prato leva tucupi, muita pimenta e folha de pimenta para adicionar mais ardor e aumentar a durabilidade do prato. Os indígenas adicionam beiju, feita da mandioca que seca no sol.

Imagem: Reprodução/Internet

Maniçoba - Um prato da culinária paraense feito com folhas de maniva. Em seguida, adicionam-se carne de porco salgada, carne seca e outros ingredientes, como bacon e salsicha. O prato tem aparência em escura e é servido com arroz e farelo de mandioca.

Imagem: Reprodução/Internet

Fonte (Capa): Reprodução/Internet

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas