O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que renunciará ao cargo, nesta segunda-feira (6). Os trabalhos do Parlamento ficarão suspensos até 24 de março, até que o Partido Liberal escolha um substituto.
“Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro após a seleção de um novo líder pelo partido,” disse Trudeau.
Filho do ex-primeiro-ministro Pierre Trudeau, o mandato de Justin Trudeau como premiê começou em outubro de 2015, quando o ainda novato na política liderou o partido Liberal a uma vitória sobre os conservadores. Ele foi reeleito duas vezes, se tornando um dos mais longevos primeiros-ministros canadenses.
A turbulência política ocorre em um momento difícil para o Canadá no cenário internacional. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 25% sobre todos os produtos canadenses se o governo não conter o que Trump chama de fluxo de migrantes e drogas para os EUA, embora o fluxo para os EUA seja menor que o do México, a quem Trump também ameaçou
O que acontece agora
Com a renúncia de Trudeau, o Partido Liberal deverá escolher um novo líder para assumir o cargo de primeiro-ministro interino enquanto organiza uma convenção.