A Casa Branca anunciou, nesta quinta-feira (7), que Joe Biden, presidente dos EUA, visitará Manaus nas próximas semanas. Na capital amazonense, o POTUS visitará a floresta amazônica, onde terá encontro com líderes indígenas e, ao final, deve participar da cúpula do G20, no Rio de Janeiro (RJ).
A passagem de Biden pelo Brasil será entre os dias 17 e 19 de novembro. No comunicado oficial, a Casa Branca informou que essa é a primeira visita de um presidente norte-americano em exercício à Amazônia, a fim de entender o trabalho de preservação e proteção do ecossistema.
“Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger esse ecossistema crítico, a primeira visita desse tipo de um presidente dos EUA em exercício.”, diz a nota.
Ainda não foi divulgada a agenda do presidente norte-americano e onde acontecerá o encontro em Manaus.
Biden e Lula
No comunicado oficial, também foi informado que Biden encontrará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital carioca.
“No Rio de Janeiro, o presidente Biden se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil nas margens do G20 e reforçará a liderança dos EUA em direitos dos trabalhadores e crescimento econômico limpo. Durante o G20, o presidente Biden demonstrará a forte proposta de valor dos Estados Unidos para os países em desenvolvimento e liderará o G20 para trabalhar em conjunto para enfrentar desafios globais compartilhados, como fome e pobreza, mudanças climáticas, ameaças à saúde e encargos da dívida dos países em desenvolvimento.”, reforça o pronunciamento.
Em conversa com Lula, divulgada pela Casa Branca nesta quinta-feira (7), o presidente Joe Biden o parabenizou pelo desempenho do Brasil no fórum e destacou o progresso feito no avanço dos direitos dos trabalhadores e no combate à fome e à pobreza. Também desejou ao presidente brasileiro uma recuperação completa de sua recente lesão. A conversa durou cerca de 30 minutos.
“Os dois líderes concordaram em manter contato próximo sobre questões regionais e globais e expressaram seu compromisso de se reunir no G20.”, diz o comunicado.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula reiterou a amizade e admiração pelo presidente Biden e observou o excelente momento das relações Brasil-EUA nos últimos anos. Biden enalteceu, ainda, a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima.