A Prefeitura de Manaus está em busca de uma autorização para realizar um empréstimo de R$ 35 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor será utilizado para transferir a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (SEMEF), atualmente localizada no Centro de Manaus, para a sede da Secretaria Municipal de Finanças, situada no bairro Compensa, zona oeste da cidade.
Esse projeto de lei, que começou a tramitar na Câmara Municipal Manaus no dia 1º deste mês, visa concentrar as atividades da Subsecretaria da Receita em um único local, melhorando a oferta de serviços aos contribuintes e reduzindo gastos com locação de prédios.
No entanto, essa decisão surge após a perda de uma oportunidade significativa de investimento no ano passado. Em 2022, a prefeitura não conseguiu cumprir o prazo para um empréstimo de mais de US$ 100 milhões que seria destinado à reestruturação do Centro de Manaus.
O Diário da Capital publicou, em agosto do ano passado, a perda de oportunidade da prefeitura. Confira no link: www.diariodacapital.com/materias/o-fim-do-prourbis-a-oportunidade-que-jogamos-fora
A proposta tinha como objetivo revitalizar a infraestrutura como melhoria na malha viária e nos sistemas de drenagem, reassentamento de famílias em áreas de risco, construção de unidades habitacionais e recuperação de prédios históricos. Estes investimentos estavam relacionados ao desenvolvimento e valorização da cidade, promovendo uma melhor qualidade de vida para a população.
O prefeito David Almeida retomou as tratativas do empréstimo, que começou na gestão de Arthur Neto, e recebeu prorrogação de prazo para apresentar a documentação e minutas de contrato até junho de 2022. Entretanto, o descumprimento do prazo para resposta por parte das instituições interessadas resultou na perda da oportunidade, já que a validade da operação expirou.
Entramos em contato mas até o momento não obtivemos resposta.