Matérias
Política

PP e União Brasil podem se tornar a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus

A expectativa é de que a decisão seja finalizada ainda nesta sexta-feira (21/03), quando o União Brasil deverá se pronunciar oficialmente sobre o acordo.

Escrito por
Rhyvia Araujo
March 21, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação/CMM

Em um movimento que ainda aguarda oficialização, o Progressistas (PP) aprovou, no dia 18 de março, a parceria com o União Brasil, criando as bases para uma federação partidária que promete reconfigurar o cenário político, tanto no Congresso Nacional quanto em diversas esferas estaduais e também municipais. 

A expectativa é que a decisão seja finalizada ainda nesta sexta-feira (21/03), quando o União Brasil deverá se pronunciar oficialmente sobre o acordo. Se concretizada, a federação unirá duas das maiores siglas políticas do Brasil. 

O PP e o União Brasil já detêm, respectivamente, 47 e 59 cadeiras na Câmara dos Deputados. Juntas, as duas legendas formariam uma bancada de 106 deputados, superando as atuais maiores bancadas do Congresso: o PL, com 99 deputados, e a federação do PT, com 80.

De acordo com a legislação eleitoral, a federação entre partidos exige que as siglas atuem como uma única unidade política por um período de quatro anos. 

Isso inclui uma série de implicações, como: 

  •  a divisão do fundo partidário; 
  • o tempo de televisão nas campanhas; 
  • e a unificação do programa de governo. 

Além disso, a gestão da federação será compartilhada entre os dois partidos, com um comando rotativo a cada seis meses. 

O movimento é ainda mais significativo no contexto das eleições, uma vez que a unificação também trará um ganho substancial de recursos. Com a fusão dos fundos eleitorais das duas siglas, a federação terá cerca de R$ 1 bilhão a ser distribuído pelas executivas estaduais, permitindo maior estrutura e competitividade para os candidatos.

Impacto nas eleições de 2026

A união entre PP e União Brasil teria um impacto direto nas eleições de 2026, onde as duas siglas formarão uma única chapa para cargos proporcionais, como os de deputados estaduais e federais. 

Em território amazonense, o movimento também terá reflexos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde a aliança pode resultar na maior bancada. O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, conta com seis vereadores, enquanto o PP tem dois, somando um total de oito parlamentares.

Além disso, a federação poderá aumentar a competitividade nas próximas eleições estaduais, oferecendo maior visibilidade e recursos para os candidatos, e ajudando a consolidar uma presença política mais forte nas esferas municipais e estaduais do Amazonas.

“Isso dá uma pujança maior para que os candidatos tenham estrutura para concorrer e ter uma eleição mais exitosa, com a possibilidade de resultados positivos muito maiores. Então, essa federação tem o objetivo de engrandecer ainda mais as duas siglas, tornando esses partidos ainda maiores em âmbito nacional e, sobretudo, nessas eleições majoritárias de 2026”, disse Rodrigo Sá, vereador do PP em Manaus.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas