Matérias
Amazônia

Ponte para animais é implantado na BR 319, na Amazônia

A estrutura visa minimizar colisões entre veículos e animais, oferecendo maior proteção à vida selvagem e aos usuários da via

Escrito por
Thiago Freire
August 11, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

No km 271 da BR 319, que atravessa a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Igapó Açu, uma área protegida pelo governo do Amazonas, uma inovadora ponte foi instalada com o propósito de minimizar colisões entre veículos e animais. Essa iniciativa visa proteger a vida selvagem e garantir a segurança dos usuários da rodovia.

A ponte foi projetada para facilitar o deslocamento de diversas espécies de animais, em especial os primatas como o barrigudo (Lagothrix lagotricha) e o aranha-da-cara-preta (Ateles chamek). No Brasil, aproximadamente 40% das espécies de primatas encontram-se em risco de extinção, tornando a preservação de seus habitats e a redução de ameaças como colisões com veículos uma questão crucial.

A construção da ponte para animais é resultado da colaboração entre diferentes entidades, incluindo a ong Wildlife Conservation Society (WCS), a consultoria ViaFauna e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Essa parceria busca não apenas preservar a fauna local, mas também conscientizar sobre a importância da coexistência harmoniosa entre os ecossistemas naturais e a infraestrutura humana.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas