A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em parceria com a Delegacia de Soure da Polícia Civil do Pará (PC-PA), desmantelou uma quadrilha especializada em estelionato virtual, associação criminosa e lavagem de capitais durante a Operação Soprano, deflagrada na quinta-feira (29). A ação resultou na prisão de cinco indivíduos suspeitos de movimentar cerca de R$ 165 mil em golpes entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
As investigações, lideradas pela PC-PA, culminaram no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em Manaus. Os presos foram identificados como Fabrício Taveira Horta, 39 anos; Inafran Moraes Monteiro, 48 anos; Marcos Aurélio Perez Monteiro, 26 anos; Paloma Eduarda Perez Monteiro, 21 anos; e Paula Rejane de Araújo Perez, 43 anos.
Segundo o delegado Farley Cordeiro Lopes, titular da Delegacia de Soure, a investigação começou após uma vítima relatar ter transferido R$ 6 mil para a compra de um veículo Fiat Punto, que nunca recebeu. A apuração revelou que os criminosos utilizavam anúncios falsos de venda de veículos em aplicativos de venda, aplicando o golpe do intermediário, enganando diversas vítimas.
O delegado Mário Paulo, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), destacou que o esquema era operado a partir de Manaus, mas as vítimas estavam espalhadas por todo o Brasil. Com o apoio do DRCO, a PC-PA conseguiu localizar e prender cinco dos oito suspeitos envolvidos.
Após os procedimentos cartorários, os presos foram encaminhados para a audiência de custódia e agora estão à disposição da Justiça.