Matérias
Ciência e Tecnologia

Polícia Civil desmantela redes de streaming piratas em nova fase da Operação 404

Ação conjunta resulta em mandados de busca, derrubada de sites e desabilitação de aplicativos ilegais de streaming

Escrito por
Thiago Freire
November 29, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Nesta terça-feira (28), a Polícia Civil de vários estados brasileiros desencadeou uma nova fase da Operação 404, visando desmantelar transmissões piratas e a comercialização de plataformas ilegais de streaming ou TV por assinatura no país. A ação conjunta resultou no cumprimento de 24 mandados de busca, sendo 22 no Brasil e, ainda, alvos na Argentina e nos Estados Unidos.

A operação alcançou a derrubada de 606 sites, mais de um terço deles hospedados em domínios nacionais. Além disso, 19 aplicativos que exibiam conteúdo de streaming foram desabilitados, alguns registrados em outros países como Peru e Reino Unido. O foco desta operação recaiu principalmente sobre transmissões ilegais de jogos do Campeonato Inglês de futebol, a Premier League.

Um dos principais alvos identificados estava localizado no estado de Mato Grosso, onde a sede de um serviço pirata de transmissão, com mais de 60 mil clientes, foi desmantelada. Nas cidades paranaenses de Londrina e Assis Chateaubriand, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que auxiliarão nas investigações.

A Operação 404 teve início em 2019 no Brasil com o propósito de combater a pirataria digital. O nome foi escolhido devido ao código de erro exibido por sites cujo acesso não está disponível no momento. Esta é a sexta fase da operação, que já havia realizado 11 prisões na etapa anterior, ocorrida ainda este ano. Os investigados também enfrentam acusações que incluem possíveis práticas de associação criminosa e lavagem de dinheiro. O combate à pirataria digital continua sendo uma prioridade das autoridades brasileiras, visando proteger os direitos de transmissão protegidos de programas como a Premier League.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas