Matérias
Segurança

PM é condenado a 28 anos de prisão pela morte de adolescente em Manaus

Outros dois PMs foram absolvidos durante o julgamento; crime ocorreu em 2018 no bairro Santo Agostinho

Escrito por
Redação
July 26, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Raphael Alves/ Divulgação

Um policial militar foi condenado a 28 anos de prisão e à perda da farda pela morte de Hering da Silva Oliveira, um adolescente de 15 anos, durante uma operação policial em 2018. O julgamento ocorreu na quinta-feira (25), e outros dois PMs foram absolvidos do crime.

O crime aconteceu em 25 de outubro de 2018, no bairro Santo Agostinho, durante uma ação policial. Investigações posteriores revelaram que os policiais tentaram forjar a cena do crime, colocando um revólver na posse do adolescente. Familiares da vítima, que na época tinha 15 anos, acompanharam o júri e seguravam cartazes pedindo justiça em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, na zona Centro-Sul de Manaus.

“Meu filho era uma pessoa inocente, não fazia mal a ninguém”, disse Marlene da Silva, mãe do adolescente, enquanto aguardava o início da sessão.

RELEMBRE O CASO

Hering da Silva Oliveira foi morto após ser atingido por um tiro nas costas, próximo a um campo de futebol no bairro Santo Antônio, em 25 de outubro de 2018. Os PMs inicialmente relataram que foram recebidos a tiros no local, mas moradores da região afirmaram que o adolescente foi morto pelos policiais que chegaram atirando.

Durante a ação, o jovem tentou fugir, mas foi atingido. Mesmo ferido, ele conseguiu pular o muro da Mini Vila Olímpica, onde percorreu alguns metros antes de cair. Hering chegou a ser levado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, mas não resistiu aos ferimentos.

No dia 30 de outubro de 2018, dois policiais foram presos pelo crime, e outros dois agentes foram detidos em novembro do mesmo ano. As investigações revelaram que os PMs tentaram forjar a cena do crime, uma versão contestada pelo laudo balístico que concluiu que não havia vestígios de pólvora nas mãos do adolescente. Imagens e áudios obtidos das viaturas policiais foram fundamentais para concluir a investigação.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas