Matérias
Meio Ambiente

Petrobras anuncia descoberta de petróleo em águas ultraprofundas na Bacia Potiguar

Descoberta foi feita no poço exploratório Anhangá, próximo à divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte

Escrito por
Redação
April 10, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação/Petrobras.

A Petrobras anunciou a descoberta de uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, próximo à divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial brasileira. A acumulação foi encontrada a uma profundidade de 2.196 metros e a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

Leia Também

Essa descoberta não é a primeira na região neste ano. A Petrobras já havia confirmado a presença de petróleo no Poço Pitu Oeste, próximo ao Poço Anhangá. Ambas as descobertas estão em avaliação pela companhia, a qual é a operadora e detém 100% de participação nas concessões.

A exploração de petróleo na Margem Equatorial, embora desperte preocupações ambientais, está distante da foz do Rio Amazonas, considerada uma área sensível. A região se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá e é vista como de grande potencial pelo setor de óleo e gás. A Petrobras planeja investir cerca de R$ 15 bilhões em pesquisas na Margem Equatorial nos próximos quatro anos, perfurando 16 poços.

Em relação à licença de operação, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou o pedido da Petrobras para perfuração marítima no bloco FZA-M-59 na bacia da Foz do Amazonas no ano passado, mas concedeu a licença para os poços de Pitu Oeste e Anhangá na Bacia Potiguar. A Petrobras enfatizou o compromisso com a segurança e o meio ambiente, destacando seu histórico de 3 mil poços perfurados em águas profundas e ultraprofundas sem incidentes.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas