Matérias
Meio Ambiente

Peixes de Fukushima com níveis alarmantes de radioatividade

Relatório da operadora da usina nuclear revela preocupações sobre a contaminação radioativa no Japão

Escrito por
July 31, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Um relatório divulgado pela operadora da usina nuclear de Fukushima, a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), revelou dados alarmantes sobre a contaminação radioativa na região. De acordo com o documento disponível no site da TEPCO, os elementos radioativos presentes em peixes capturados no porto de Fukushima excedem significativamente os níveis de segurança para o consumo humano.

O Césio-137, um subproduto radioativo comum em reatores nucleares, foi encontrado nos peixes da espécie Sebastes melanops, popularmente conhecidos como “black rockfish”, com um teor de 18.000 becquerels por quilograma. Esse valor é 180 vezes maior do que o limite máximo permitido pela lei de segurança alimentar do Japão, que é de 100 becquerels por quilograma para alimentos em geral, incluindo peixes, ovos e carnes.

O desastre nuclear em Fukushima ocorreu em 2011, após um terremoto de magnitude 9 destruir o sistema de fornecimento de energia e sistemas de resfriamento da usina. O acidente resultou no derretimento dos reatores e na liberação de grandes quantidades de radiação no ambiente, contaminando a água do mar com 64 elementos radioativos, incluindo Carbono-14, Iodo-131, Césio-137, Estrôncio-90, Cobalto-60 e Hidrogênio-3.

A TEPCO tem realizado esforços para tratar a água contaminada, preenchendo mais de mil tanques de aço inoxidável com a água tratada através de um sistema de processamento de líquidos (ALPS). No entanto, o processo não remove completamente o Carbono-14 e o Trítio da água. O governo do Japão e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) planejam liberar lentamente a água tratada no oceano ao longo de décadas, alegando que ela será altamente diluída e não apresentará riscos significativos.

A situação em Fukushima continua preocupante, e a divulgação desse relatório levanta questões sobre os impactos do desastre nuclear na saúde humana e no meio ambiente. Autoridades e organizações internacionais estão acompanhando de perto a evolução desse cenário, buscando soluções para lidar com os resíduos radioativos e proteger a população local e os ecossistemas afetados.

Compartilhe essa informação importante sobre a contaminação radioativa em Fukushima!

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas