A paratleta amazonense Maria de Fátima brilhou nas Paralimpíadas de Paris 2024, conquistando a medalha de bronze na disputa de halterofilismo, categoria feminina até 67 kg, nesta sexta-feira (6). A atleta, que conta com o apoio do Governo do Amazonas por meio dos programas Bolsa Esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas, representou o estado com grande determinação.
Em uma competição acirrada com outras oito paratletas de diversas partes do mundo, Maria de Fátima começou levantando 126 kg, ficando em 5º lugar na primeira série. Com o aumento da carga para 131 kg na segunda tentativa, a amazonense subiu para a 4ª colocação. Na última série, ela conseguiu atingir a marca de 133 kg, ultrapassando a nigeriana Lucy Ejike e garantindo o bronze para o Brasil.
Para o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, a conquista de Maria de Fátima é o resultado de um trabalho contínuo:
“O crescimento do esporte paralímpico é uma fonte de orgulho, e o sucesso de Maria é a prova de que o investimento correto pode gerar grandes conquistas”.