Em meio a um segmento historicamente dominado por homens, Pâmela Gonçalves, 26 anos, foi nomeada diretora do e-sports do Manaus Futebol Clube no dia 11 de outubro. A nomeação representa um passo importante para a representatividade feminina no mundo dos games, que vem conquistando espaço na modalidade.

‘Hipam’, como é conhecida nos jogos, começou sua trajetória aos 12 anos, tem formação em Licenciatura em Matemática e atua também como organizadora de campeonatos e narradora. A nova diretora enxerga a conquista como um avanço de representatividade.
“A mulher ganhou espaço e perdeu o medo, porque, querendo ou não, a gente tinha muito medo de entrar num espaço que já era considerado masculino e as pessoas duvidarem do nosso potencial. […] Fico feliz também de estar no posto que eu estou porque eu posso ser uma pessoa de influência para outras mulheres também procurarem alcançar tais objetivos.”, afirma a gamer.
Ao Diário da Capital, Pâmela também contou que pretende usar sua posição para buscar um ambiente mais inclusivo na modalidade, na capital amazonense.
“Eu pretendo, sim, trazer uma line totalmente feminina. Não só isso, quero muito nos futuros campeonatos que eu organizar trazer essa pauta para as mulheres conseguirem falar, talvez uma roda de conversa pra gente ver o que tá faltando pra se encaixar ali naquele meio. Então, tentar motivar, de certa forma, como eu puder.”, afirma Pâmela.
Trajetória
A jornada de Pâmela no Manaus FC começou em 2021, como streamer, e ao longo do tempo, o envolvimento foi crescendo e em meio a reestruturações Pâmela chegou à direção do time.
“De lá pra cá, a gente reformulou muita coisa e acabamos decaindo de alguma forma porque essa reestruturação não é fácil, né. Mas aos poucos estamos conseguindo moldar tudo certinho”.
A nova diretora enfrentou desafios até tornar-se referência para mulheres na indústria dos esportes eletrônicos no Norte do Brasil. Ela explicou que trabalha diariamente para seguir dentro de um ambiente predominantemente masculino.
“Geralmente o público é masculino, né? Será que vão me levar a sério? E eu pensei: não, eu vou dar minha cara a tapa, eu sei que eu entendo de games, eu sei do meu trabalho e eu vou continuar”, contou Pamela.
Ela destaca ainda que o cenário de e-sports em Manaus está em expansão, com o clube apostando em competições de grande visibilidade e em busca de posições de destaque, como alcançaram em seu último torneio de Valorant do Instituto Ipdec. “Estamos nos preparando para representar o Manaus FC de forma vitoriosa, buscando estar no mínimo entre os Top 3 nas competições”, enfatizou Hipam.
Manaus FC E-sports
O Manaus FC, atualmente, compete em três modalidades principais: League of Legends, Valorant e Freefire. Na última competição, o clube alcançou o terceiro lugar com a equipe de Valorant. Nas competições anteriores ficou entre os cinco primeiros colocados no Gamesram e no ArenaCup, e no Top 4 no campeonato do Senat/Sest de League of Legends.
Com o apoio de uma equipe bem estruturada, Pâmela tem o suporte de profissionais como Vivian Cristiane, responsável pelo marketing, e Gabriel Vasconcelos, manager de Valorant.
Atualmente, a equipe do Manaus FC é composta pelos seguintes talentos:
Staff
- Vivian Cristiane (Marketing)
- Gabriel Vasconcelos (Manager Valorant)
- Juliana Rossete (Manager Freefire)
Line de League of Legends
- 1. Saulo Gama – Top
- 2. João – Jungle
- 3. Luis Felipe – Mid
- 4. Yan Lucas – ADC
- 5. Thiago Abreu – Sup
- 6. Youssef Ismail – Flex
Line de Valorant
- 1. Rafael Cruz – IGL, Flex
- 2. Gabriel Vieira – Flex
- 3. Robert Silva – Duel
- 4. Varley Souza – Sentinela
- 5. Luan Melo – Flex
- 6. Kim Loureiro – Controlador
E-sports
E-Games (ou esportes eletrônicos) referem-se às competições organizadas de videogames, nas quais jogadores individuais ou equipes disputam títulos em diversos gêneros, como jogos de tiro, estratégia, e esportes simulados. Esse fenômeno global é caracterizado pela formação de comunidades, eventos presenciais e transmissões online, atraindo tanto jogadores amadores quanto profissionais.
Nos últimos anos, as competições organizadas de videogames deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento para se consolidar como uma modalidade esportiva em ascensão no Amazonas. A crescente popularidade de jogos como Free Fire, League of Legends e Valorant está atraindo jovens e despertando o interesse de empresas e instituições, transformando o estado em um novo epicentro da cultura gamer no Brasil.