O pagamento do Bolsa Família teve início nesta segunda-feira (11), com antecipação conforme o calendário divulgado no início de 2023. Em dezembro, os pagamentos são antecipados devido às festas de fim de ano. O escalonamento dos repasses ocorre de maneira progressiva, iniciando com os beneficiários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) de final 1 e seguindo até o dia 22, quando recebem os cadastrados com NIS final zero.
A exceção fica para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo governo federal. Nestes casos, o pagamento do Bolsa Família é unificado para o primeiro dia do calendário.
O Auxílio Gás, benefício pago bimestralmente, também teve início nesta segunda-feira. Criado para amenizar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico, o Auxílio Gás contempla mais de 5,4 milhões de famílias. O governo federal repassa 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos para as famílias beneficiárias, calculado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Este mês, o valor é de R$ 104.Os pagamentos são realizados de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário e seguem o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias podem consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, ou pelo telefone 111.