Matérias
Amazônia

O que fazer em Belém?

Belém é uma cidade para ser vivenciada e não apenas visitada, uma cidade com atrações interessantes

Escrito por
Redação
January 14, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Belém é uma cidade para ser vivenciada e não apenas visitada, uma cidade com atrações interessantes: igrejas, um forte, museus e espaços de lazer, cheia de belezas naturais, atrações culturais e pontos turísticos que cativam visitantes de todo o país. O local ainda é famoso pelas festividades do Círio de Nazaré e possui uma rica gastronomia, ilhas e praias fantásticas.

 

Mercado Ver-o-Peso - O Mercado Ver-o-Peso é uma das atrações principais de Belém. O forte do mercado são os produtos regionais, como castanhas do Pará, açaí, tucupi, cachaça de jambu, farinhas de tapioca e uma variedade imensa de frutas da Amazônia. Uma das melhores coisas para fazer em Belém do Pará é assistir o pôr do sol num dos quiosques do Ver-o-Peso com vista para a baía de Guajará, tomar uma cachaça de jambu e experimentar o tradicional peixe frito com açaí.

Imagem: Reprodução/internet

Estação das Docas - A Estação das Docas fica ao lado do Mercado Ver-o-Peso, mas é totalmente diferente. Apesar de ter a mesma vista da baía de Guajará e de também ter restaurantes e produtos regionais, ela é um complexo mais requintado, que reúne cultura, moda, eventos e gastronomia.

Imagem: Reprodução/internet

O patrimônio do histórico e cultural é muito valioso : igreja de Santo Alexandre, com museu de arte sacra, Catedral Metropolitana de Belém ou Catedral da Sé, Casa das Onze Janelas, Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Polo Joalheiro (construído em 1749 e remodelado em 2002), Parque da Residência, que inclui teatro, e outros.

Imagem: Reprodução/internet

Mangal das Garças - A visita ao Mangal das Garças também é uma ótima opção se o objetivo for estar em contato com a natureza. O Mangal é um parque zoobotânico no centro de Belém, onde é possível caminhar e ver várias espécies de animais soltos.

Imagem: Reprodução/internet

Ilhas e praias: São várias praias de água doce das 39 ilhas, passeios fluviais, trilhas e diversão. Entre as Ilhas mais conhecidas da capital paraense, estão: Combu, Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro. É vantajoso também fazer uma visita às regiões próximas a Belém. Em Icoaraci, é possível comprar lindas peças de cerâmica marajoara. Salinópolis ou Algodoal são duas regiões que são consideradas verdadeiros balneários pelos paraenses

Imagem: Reprodução/internet

Gastronomia -a gastronomia é uma atração à parte em Belém. É impossível visitar Belém e não ser envolvido com sua forte e diversificada gastronomia. Chefs consagrados, turistas e admiradores da boa mesa se surpreendem – e se apaixonam – pela riqueza da culinária regional, que tem raízes na cultura indígena. Vale lembrar que Belém ostenta o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os restaurantes regionais estão em todo lugar. Na hora de comer em Belém o turista se depara com pratos de nomes diferentes, combinações exóticas e deliciosas.

Imagem: Reprodução/internet

Dica: Não se esqueça de provar os sorvetes e picolés da Cairu, os de açaí, castanha e bacuri, comer peixe assado, saborear os bombons de cupuaçu, tomar sucos e se aventurar em outros sabores, como a cachaça de jambu!

Fonte (Capa): Reprodução/Internet

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas