Matérias
Saúde e Bem Estar

O Elo Inquebrável – A Importância da Atividade Física para a Saúde Mental

"Em meio às demandas agitadas da vida moderna, a importância da atividade física transcende a busca por um corpo saudável"

Escrito por
Ariane Soares
December 07, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Em meio às demandas agitadas da vida moderna, a importância da atividade física transcende a busca por um corpo saudável. Além dos benefícios físicos amplamente conhecidos, a prática regular de exercícios desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e da qualidade de vida e bem-estar emocional.

A prática de atividade física proporciona o aumento da vascularização, melhora na comunicação entre os neurônios e aumento de novos neurônios. Desencadeia a liberação de alguns neurotransmissores como a noradrenalina, endorfina, adrenalina e dopamina que são responsáveis por trazer alguns benefícios como: Melhora da libido, melhoramento do esvaziamento gástrico, ou seja, reduz o apetite, aumento do foco, memória, concentração, disposição, energia e motivação. Pode ajudar no alívio da dor através do seu efeito analgésico e na elevação do humor. Essas "substâncias químicas da felicidade" não apenas aliviam o estresse e a ansiedade, mas também contribuem para uma sensação duradoura de bem-estar.
O exercício físico é um antídoto eficaz para o estresse e a ansiedade, ajudando a dissipar a tensão acumulada. A prática regular de atividade física reduz a produção de hormônios do estresse, proporcionando uma sensação de calma e clareza mental.
A qualidade do sono está intrinsecamente ligada à saúde mental. A atividade física promove a produção de sinais químicos que impactam diretamente na qualidade do sono, pois esses sinais provocam a estabilidade do sono profundo que é a fase restauradora do sono. Quando há um sono de qualidade você dorme melhor e por consequência não há sonolência diurna, há um aumento de foco, e melhora no humor, proporcionando a capacidade de enfrentar os desafios diários com equilíbrio emocional.

A conquista de metas pessoais no contexto do exercício físico promove uma sensação de realização e melhora na autoestima. A consciência corporal adquirida através da atividade física e a superação de desafios físicos pode refletir positivamente na percepção global de si mesmo.

Quando pensamos na participação em atividades físicas em grupo entendemos que ela não apenas promove a saúde física, mas também proporciona uma oportunidade valiosa para interações sociais. O suporte social é um pilar crucial para a saúde mental, e a prática de exercícios em conjunto fortalece laços interpessoais.

O papel que o psicólogo desempenha frente essa demanda é fundamental para explorar métodos eficazes na mudança do comportamento do indivíduo. É necessário entender os padrões de comportamento, identificar os desencadeadores emocionais e desenvolver estratégias para expor o paciente as situações que possam ser desconfortáveis no início de uma nova atividade e por consequência permitir que a ocorrência desses novos comportamentos crie hábitos a longo prazo. 

Em conclusão, a atividade física é um investimento valioso na saúde mental. Ao integrar o exercício em nossa rotina diária, não apenas fortalecemos nosso corpo, mas também nutrimos a mente. Encontrar uma atividade que traga alegria e satisfação é o primeiro passo para criar um ciclo virtuoso de bem-estar físico e mental. Vamos dar um passo de cada vez em direção a uma vida mais saudável e emocionalmente equilibrada.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas