Matérias
Brasil

Novo Sistema de Alertas para Emergências Chegará em Breve ao Brasil

Escrito por
Thiago Freire
May 19, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação / Internet

O Brasil está prestes a lançar um novo sistema de alertas para situações de emergência, como tempestades, alagamentos e deslizamentos. A plataforma será lançada em caráter experimental ainda neste primeiro semestre de 2024.

Como Funciona o Novo Sistema

O sistema utiliza a tecnologia cell broadcast, aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que emite notificações em pop-up nos celulares dos usuários na região afetada.

As mensagens são objetivas, informando sobre as condições climáticas adversas e oferecendo orientações aos moradores. A responsabilidade pela redação das mensagens fica a cargo da defesa civil estadual e municipal da região afetada.

A implementação do sistema será precedida por capacitação dos agentes pela Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Diferenciais do Novo Sistema

Ao contrário dos alertas da Defesa Civil, que requerem cadastro prévio, o novo sistema envia alertas em massa de forma imediata e sem necessidade de autorização dos usuários. Essa iniciativa promete melhorar a eficácia dos alertas e contribuir para a segurança dos cidadãos em momentos de crise climática.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas