Matérias
Saúde e Bem Estar

Nova lei amazonense garante meia-entrada a doadores de pulmão, rins, fígado e medula

A norma altera a lei já existente que beneficia doadores de sangue

Escrito por
Letícia Misna
March 13, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução

Nesta semana foi sancionada a Lei Ordinária nº 6.758, que concede a doadores de rins, pulmão, fígado e medula óssea o direito a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e lazer do Amazonas.

Leia Também

A nova norma, oriunda da matéria de nº 602/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), altera a estadual nº 5.152, que já beneficia doadores de sangue.

“O Brasil é o segundo país do planeta que mais realiza transplante de órgãos. Essa lei, além de beneficiar esses novos doadores, também traz essa conscientização, que é tão importante para salvar vidas”, disse Abrahim.

ACESSO AO BENEFÍCIO

Para ter acesso ao benefício, os doadores de sangue deverão estar registrados na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e nos bancos de sangue do estado, identificados por documento oficial, expedido por essas entidades.Já os demais doadores eletivos para a nova lei sobre órgãos devem estar identificados por documento oficial com foto expedida pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES).

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas