Matérias
Meio Ambiente

Nova espécie de sucuri gigante é descoberta na Amazônia

Esta serpente tem potencial para ser a maior do mundo, podendo alcançar mais de 7 metros de comprimento e pesar até 250 kg

Escrito por
Redação
July 08, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Jesus Rivas/Divulgação

Uma nova espécie de sucuri gigante foi descoberta por cientistas na Amazônia, conforme publicado na revista científica MDPI Diversity. Nomeada Anaconda Verde do Norte (Eunectes akayima), esta serpente tem potencial para ser a maior do mundo, podendo alcançar mais de 7 metros de comprimento e pesar até 250 kg.

Até recentemente, acreditava-se que apenas uma espécie de Anaconda Verde, conhecida como Anaconda Gigante, habitava a região amazônica. No entanto, a equipe de 14 pesquisadores envolvidos na pesquisa descobriu que a nova espécie é geneticamente distinta das populações encontradas no sul da área de distribuição, como no Brasil e no Equador.

Segundo o estudo, as anacondas localizadas em áreas como Venezuela, Suriname e Guiana Francesa apresentaram uma diferença genética de 5,5% em relação às do sul. Essa distinção genética é suficiente para classificar a Anaconda Verde do Norte como uma nova espécie, segundo os pesquisadores.

As cobras encontradas ao norte da região amazônica serão denominadas Eunectes akayima, um nome que significa “grande cobra” em línguas indígenas locais. Já as anacondas do sul da Amazônia continuarão sendo chamadas de Eunectes murinus.

A descoberta dessa nova espécie ressalta a biodiversidade única da Amazônia e a importância de continuar explorando e estudando essa região. Compreender as diferenças genéticas e comportamentais entre as espécies pode fornecer insights valiosos para a conservação e proteção desses animais e seus habitats.

Os cientistas acreditam que a identificação da Anaconda Verde do Norte pode abrir novas perspectivas de pesquisa sobre a ecologia, comportamento e distribuição dessas serpentes gigantes, além de destacar a necessidade de políticas eficazes de conservação na Amazônia.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas