O Rio Negro parou de subir, alcançando a marca de 26,85 metros na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com a medição realizada pelo Porto de Manaus, o nível do rio estabilizou após subir um centímetro no sábado (15) e outro no domingo (16).
A estabilização ocorre exatamente no mesmo dia e na mesma cota do ano passado, quando o Rio Negro registrou a maior vazante da história. Em 2023, o rio atingiu a cota histórica de 12,70 metros em 26 de outubro, marcando a maior seca dos últimos 121 anos. A vazante extrema resultou em isolamento de comunidades e fechamento de escolas na área rural de Manaus.
O Rio Negro voltou a subir no dia 7 de fevereiro deste ano, alcançando 21,46 metros, quase o dobro da cota mais baixa registrada no ano anterior. Este aumento reaqueceu setores da economia local, como o transporte fluvial e o turismo, que dependem diretamente dos níveis dos rios.
O Porto de Manaus realiza medições dos níveis dos rios desde 1902, fornecendo dados cruciais para a gestão dos recursos hídricos e a mitigação dos impactos das cheias e vazantes.