Desde que entrou em operação, em 2022, o telescópio James Webb tem feito uma série de descobertas sobre os estágios iniciais do Universo. Agora, mais uma incrível pode ser adicionada a essa lista: uma galáxia que já estava morta quando o Universo tinha apenas 5% de sua idade atual.
Na quarta-feira (6), cientistas anunciaram que o telescópio avistou uma galáxia onde a formação de estrelas cessou por volta de 13,1 bilhões de anos atrás, apenas 700 milhões de anos após o Big Bang. Embora muitas galáxias mortas tenham sido detectadas ao longo dos anos, essa é a mais antiga em cerca de 500 milhões de anos.
Leia Também
"Essa galáxia parece ter vivido de forma rápida e intensa e, em seguida, parou de formar estrelas muito rapidamente", disse o astrofísico Tobias Looser do Instituto Kavli de Cosmologia da Universidade de Cambridge, autor principal do estudo publicado na revista Nature.
A galáxia recém-descoberta é relativamente pequena, com talvez 100 milhões a 1 bilhão de estrelas, colocando-a na vizinhança da massa da galáxia anã Pequena Nuvem de Magalhães situada perto da nossa Via Láctea, embora esta ainda esteja formando novas estrelas.