Matérias
Ciência e Tecnologia

Nasa descobre galáxia que já estava morta quando Universo tinha 5% da idade atual

A galáxia recém-descoberta é relativamente pequena, com talvez 100 milhões a 1 bilhão de estrelas

Escrito por
Thiago Freire
March 07, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: James Webb / NASA

Desde que entrou em operação, em 2022, o telescópio James Webb tem feito uma série de descobertas sobre os estágios iniciais do Universo. Agora, mais uma incrível pode ser adicionada a essa lista: uma galáxia que já estava morta quando o Universo tinha apenas 5% de sua idade atual.

Foto: James Webb – Jades Collaboration / Reuters

Na quarta-feira (6), cientistas anunciaram que o telescópio avistou uma galáxia onde a formação de estrelas cessou por volta de 13,1 bilhões de anos atrás, apenas 700 milhões de anos após o Big Bang. Embora muitas galáxias mortas tenham sido detectadas ao longo dos anos, essa é a mais antiga em cerca de 500 milhões de anos.

Leia Também

"Essa galáxia parece ter vivido de forma rápida e intensa e, em seguida, parou de formar estrelas muito rapidamente", disse o astrofísico Tobias Looser do Instituto Kavli de Cosmologia da Universidade de Cambridge, autor principal do estudo publicado na revista Nature.

A galáxia recém-descoberta é relativamente pequena, com talvez 100 milhões a 1 bilhão de estrelas, colocando-a na vizinhança da massa da galáxia anã Pequena Nuvem de Magalhães situada perto da nossa Via Láctea, embora esta ainda esteja formando novas estrelas.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas