Matérias
Saúde e Bem Estar

Mudanças climáticas podem agravar arboviroses no Brasil, alerta estudo

A plataforma AdaptaBrasil avalia o risco, a exposição e a vulnerabilidade da população.

Escrito por
Thiago Freire
December 17, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Um estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Fiocruz, destaca que as mudanças climáticas no Brasil apresentam riscos significativos para a proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, podendo resultar no agravamento de arboviroses, incluindo dengue, zika e chikungunya.

A pesquisa, conduzida pela plataforma AdaptaBrasil, considerou variáveis como temperatura, umidade relativa do ar e precipitação acumulada para associar a presença do vetor e analisar a exposição e vulnerabilidade da população.

O coordenador científico da AdaptaBrasil, Jean Ometto, alerta para o potencial impacto social dramático desse cenário, especialmente em comunidades mais vulneráveis. Ele destaca a importância de medidas preventivas e de uma abordagem sistêmica para enfrentar esse desafio.

A plataforma também está direcionando esforços para avaliar outras condições associadas às mudanças climáticas, como ondas de calor, buscando fornecer informações científicas para embasar decisões e ações de adaptação.

A pesquisa reflete a crescente preocupação com a interseção entre mudanças climáticas e saúde pública, destacando a necessidade de abordagens integradas para enfrentar os desafios emergentes. 🌐🔍🔬

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas