Inovação e praticidade estão reunidos no projeto “Mochila da Saúde”, uma iniciativa do Instituto de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (IDS), que promete revolucionar a realidade do atendimento médico em locais de difícil acesso no Amazonas. Embora o projeto esteja sendo lançado inicialmente como piloto, voltado para a família militar, a expectativa é que a tecnologia possa ser instalada em Hospitais do Estado e em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Segundo o IDS, o projeto é um reforço do “Saúde da Família Militar”, do Exército Brasileiro e a primeira mochila foi cedida à nova Policlínica das Forças Armadas, inaugurada nesta segunda-feira (11), na Vila Militar General Charella, no Bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus.
A Mochila da Saúde é um kit portátil de alta tecnologia, projetado para realizar mais de 65 tipos de exames médicos, incluindo testes para doenças como HIV, sífilis, tuberculose, além de monitoramento de glicose, pressão arterial e oximetria. A mochila é equipada com dispositivos que permitem a coleta e análise de dados médicos, com alta precisão, diretamente nas comunidades ou locais de difícil acesso, sem a necessidade de deslocamento até grandes unidades hospitalares.
Com a capacidade de realizar até 700 exames por dia, a Mochila da Saúde promete ser uma ferramenta essencial para desafogar o sistema hospitalar e garantir que cuidados médicos básicos cheguem de forma rápida e eficiente a quem mais precisa.
De acordo com Saulo Maciel, representante do IDS, a parceria com o Exército Brasileiro e o Hospital Militar de Manaus é mais do que uma simples colaboração tecnológica.
“Nós do IDS ficamos muito felizes com mais uma parceria de sucesso. Significa mais que um projeto de tecnologia, é levar para as pessoas o acesso à atenção básica de saúde, através da tecnologia, e integrando as pessoas para atender ao seu direito à universalização dos serviços de saúde”, afirma Saulo ao Diário da Capital.