Matérias
Economia

Mercosul-UE: Lula e Ursula Von der Leyen discutem pontos finais do acordo

A conversa focou nos pontos finais do acordo, com planos de acompanhamento próximo nos próximos dias e uma possível reunião durante a COP28 em Dubai

Escrito por
Thiago Freire
November 21, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, discutiram, em uma conversa telefônica realizada nesta segunda-feira (20), o andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O Palácio do Planalto informou que a conversa, que durou cerca de meia hora, focou nos pontos finais do acordo.

Ambos concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias. A previsão é que se reencontrem na próxima semana, durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes. O assunto também foi abordado recentemente em uma conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

O Brasil detém a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Este último, inicialmente, defendeu a saída da Argentina do bloco econômico, mas posteriormente recuou, passando a advogar por mudanças no Mercosul, que engloba também Uruguai, Brasil e Paraguai.

O acordo Mercosul-UE, aprovado em 2019 após 20 anos de negociações, precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países e continua a ser um tema central nas relações internacionais e comerciais entre os blocos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas