O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, discutiram, em uma conversa telefônica realizada nesta segunda-feira (20), o andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O Palácio do Planalto informou que a conversa, que durou cerca de meia hora, focou nos pontos finais do acordo.
Ambos concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias. A previsão é que se reencontrem na próxima semana, durante a COP28 em Dubai, nos Emirados Árabes. O assunto também foi abordado recentemente em uma conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.
O Brasil detém a presidência do Mercosul até o dia 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Este último, inicialmente, defendeu a saída da Argentina do bloco econômico, mas posteriormente recuou, passando a advogar por mudanças no Mercosul, que engloba também Uruguai, Brasil e Paraguai.
O acordo Mercosul-UE, aprovado em 2019 após 20 anos de negociações, precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países e continua a ser um tema central nas relações internacionais e comerciais entre os blocos.