Matérias
Brasil

Mauro Campbell assume como novo corregedor nacional de Justiça

Natural de Manaus, ministro do STJ começa mandato no CNJ com foco na sustentabilidade e na supervisão do Judiciário

Escrito por
Redação
September 03, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Nesta terça-feira (3), em uma cerimônia realizada no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, o ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assumiu o cargo de corregedor nacional de Justiça. A solenidade marcou o início de seu mandato, que se estenderá até 2026, sucedendo o ministro Luis Felipe Salomão.

A nomeação de Campbell, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ratificada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coloca o ministro à frente de um papel crucial: supervisionar as atividades judiciais e os serviços extrajudiciais em todo o país, além de coordenar políticas públicas para o aprimoramento do sistema de justiça.

Nascido em Manaus, Campbell tem uma trajetória extensa no campo jurídico. Formado em Direito, ele já ocupou posições de destaque, como corregedor-geral da Justiça Federal e ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, como corregedor nacional, Campbell ressaltou em seu discurso de posse a necessidade de priorizar julgamentos relacionados à sustentabilidade, especialmente em face das queimadas que assolam o país.

Durante a cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, elogiou o novo corregedor, destacando sua competência e serenidade para liderar um sistema judiciário composto por 275 mil servidores. Barroso também reforçou o compromisso do CNJ em melhorar a comunicação com a sociedade e garantiu que Campbell será um aliado nessa missão.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Lula, os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de ministros do STF e do STJ.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas