A advogada eleitoral Maria dos Santos Benigno tomou posse, nesta terça-feira (5), como Juíza Substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A cerimônia ocorreu no plenário do tribunal e contou com a presença de várias autoridades do poder judiciário e político do Amazonas.
Maria Benigno foi eleita pelo Tribunal de Justiça do Amazonas em lista tríplice, e escolhida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar a vaga, cumprindo o biênio 2024/2026.
O presidente João Simões observou que a posse de Maria Benigno mostra a conquista da mulher. “Essa é uma realidade que observamos com satisfação e que reflete justiça, tendo em vista que as mulheres são maioria na população brasileira”. Ele lembrou que, a partir de janeiro, o TRE-AM terá duas mulheres na direção: a desembargadora Carla Reis, na presidência, e a desembargadora Nélia Caminha, na vice-presidência e Corregedoria.
Com um discurso de boas-vindas proferido, em nome do Pleno, a juíza Giselle Falcone, Membro do Pleno e Ouvidora do Tribunal, destacou:
“Celebrar a nomeação da Dra. Maria Benigno apenas pela perspectiva de uma mulher ocupar uma vaga nesta Corte seria limitar o reconhecimento que ela merece. Sua nomeação não é um ato simbólico ou restrito a um aspecto de gênero: trata-se de um mérito inquestionável, uma conquista baseada em sua competência, integridade e dedicação ao Direito Eleitoral”, afirmou.
A Juíza empossada, Maria Benigno, fez um discurso marcado por agradecimentos. Agradeceu a Deus, à sua família e às pessoas que contribuíram para construir seu caminho na carreira jurídica. Fez um agradecimento especial ao Presidente, desembargador João Simões, declarando
“Tenho muito orgulho em ter iniciado a minha carreira jurídica trabalhando no seu gabinete”.
Prometendo honrar cada voto recebido, Maria se comprometeu a cumprir seu mandato com ética e imparcialidade.