Manaus está sendo palco do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Juvenil e da Copa Brasil de Ginástica Rítmica Adulta. Os eventos começaram na quinta-feira (18) e se estenderão até domingo (21), às 10h30, na Vila Olímpica da capital amazonense, reunindo mais de 160 ginastas de diversos clubes brasileiros.
Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), destacou a importância de sediar essas competições:
“Ficamos felizes de receber essas competições de nível nacional. É de suma importância que nossas atletas estejam sempre participando desses torneios e colocando o Amazonas no lugar mais alto do pódio”.
Organizadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), as competições são divididas por categorias. No Brasileiro Juvenil, participam atletas de 13 a 15 anos, enquanto na Copa Brasil, na classe adulta, competem ginastas a partir dos 16 anos.
Com entrada gratuita, o evento é transmitido ao vivo pelo canal oficial da CBG no YouTube. As atletas competem em modalidades com fitas, bolas, maças e arcos, buscando títulos e pontuações no ranking nacional.
“A modalidade está em franco crescimento no Brasil, e os números refletem isso, levando em consideração o excelente momento da ginástica rítmica no país, atestado por resultados sem precedentes em competições internacionais”, destacou Márcia Aversani, coordenadora de Ginástica Rítmica da CBG.
Este ano, a competição em Manaus apresenta uma novidade. A CBG seguirá os padrões da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG). Este será o último evento a envolver atletas de 13 anos na categoria juvenil. A partir de 2026, a categoria juvenil incluirá apenas ginastas de 14 e 15 anos.