A cidade de Manaus amanheceu coberta por uma densa camada de fumaça nesta quinta-feira (19), o que fez a qualidade do ar piorar mais uma vez. De acordo com o monitoramento de qualidade do ar da Aqicn, a capital apresentou níveis de qualidade do ar considerados “perigoso” em vários bairros.
Bairros como Colônia Terra Nova, Tarumã-açu, Dom Pedro, Chapada, Compensa, Aparecida e Morro da Liberdade registraram concentrações de material particulado variando entre 128 e 160 µg/m³, o que configura a qualidade do ar como “perigoso”. O bairro Colônia Oliveira Machado, na zona Sul foi a região que obteve o pior índice, alcançando 161,6 µg/m³.
A Defesa Civil emitiu um alerta para grupos sensíveis, como idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos, que podem sentir fadiga por conta dos efeitos da fumaça e devem procurar atendimento médico se necessário. Para minimizar os impactos, recomenda-se beber bastante água e evitar a prática de atividades físicas ao ar livre em dias de alta poluição.