Matérias
Amazonas

Mais de 2 mil produtos natalinos irregulares foram apreendidos no Centro de Manaus

A multa pode chegar em até R$ 1,5 milhão

Escrito por
Letícia Misna
December 15, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Na última quarta-feira (13), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) apreendeu mais de 2 mil produtos natalinos irregulares, sem certificação do Inmetro. A ação faz parte da operação intitulada “Boas Festas”.

Em um dos estabelecimentos visitados pela fiscalização, foram encontrados pisca-piscas e outros itens irregulares com risco em potencial à segurança do consumidor amazonense.

De acordo com o instituto, o material estava fora dos padrões exigidos, podendo gerar acidentes de grandes proporções, como incêndios. A loja foi notificada e terá um prazo de 10 dias para defender-se junto ao instituto, podendo ser multada em até R$ 1,5 milhão.

Nossa missão é trazer segurança ao consumidor na aquisição de luminárias natalinas (pisca-pisca), brinquedos e gêneros alimentícios que compõem a cesta natalina. Ao adquirir o material, verifique se tem a certificação do Inmetro. Se não constar o selo de qualidade, não compre porque são irregulares”, disse Renato Marinho, Conforme portaria do Inmetro, todos os produtos, mesmo os importados, como é o caso dos pisca-piscas apreendidos, devem ser submetidos às regras brasileiras, assegurando que foram submetidos a ensaios de resistência e estão aptos a serem comercializados.

A operação também coletou amostras de panetones, frutas cristalizadas, nozes, castanhas, uvas-passas, peru, pernil, chester, tender e bacalhau, que estão sendo submetidas a testes no laboratório do instituto.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas