Matérias
Ciência e Tecnologia

Lula escolhe Henrique dos Santos Pereira como novo diretor do Inpa

A nomeação foi assinada pelo ministro Rui Costa e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (14)

Escrito por
Thiago Freire
November 16, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o professor Henrique dos Santos Pereira como o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com sede em Manaus. A nomeação, assinada pelo ministro Rui Costa, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (14).

Henrique dos Santos Pereira é doutor em Ecologia e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Agronômica. Com experiência na área de Agronomia e Ciências Ambientais, ele atua principalmente em temas como gestão ambiental pública, manejo de recursos naturais de uso coletivo, áreas protegidas, agricultura familiar e comunidades tradicionais.

O processo de seleção para a direção do Instituto contou com uma comissão de busca, formada por cientistas nomeados pela Ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Henrique dos Santos Pereira foi escolhido entre quatro candidatos, após análise da comissão e envio de uma lista tríplice à ministra.

O novo diretor possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Inpa (1992) e doutorado em Ecologia pela Pennsilvania State University (1999). Além disso, é professor titular e Assessor Especial de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amazonas e consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas