Os mistérios da Floresta e toda a magia que corre nos rios da Amazônia têm servido de inspiração para milhares de artistas nas mais diversas regiões, especialmente para quem nasce nesta região. Dos primeiros até os mais atuais escritores, listamos alguns nomes imperdíveis na literatura amazônica:
Lindanor Celina: romancista e cronista castanhalense (Castanhal/PA), que viveu entre 1917 e2003. Escreveu livros importantes como "Menina que vem de Itaiara" e"Estradas do tempo-foi".
Inglês de Sousa: Nascido em Óbidos, foi um dos mais importantes escritores brasileiros. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Viveu entre 1853 e 1918.Dentre muitas obras é reconhecido pelos seus "Contos amazônicos" e pelo "Coronel Sangrado".
José Veríssimo: escritor, educador e jornalista. Também era obidense (PA), foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Viveu entre 1857 e 1916. Escreveu "Cenas da vida amazônica" e diversos livros sobre a história da literatura no Brasil.
Eneida de Moraes: paraense, jornalista, escritora e militante política. Viveu entre 1904 e 1971.Seus livros foram por muito tempo leituras obrigatórias nas escolas, dada a sua importância para a literatura paraense.
Joaquim Nogueira: Nascido no interior do Acre, em 1940, Joaquim Nogueira é filho de pai seringueiro e mãe costureira. Na biblioteca da escola conheceu obras de alguns ícones literários brasileiros, como Machado de Assis, e se apaixonou pela literatura. Estreou na literatura aos 61 anos de idade, com a obra 'Informações sobre a vítima'.
Esmeraldina dos Santos: Moradora da região quilombola do Curiaú, Esmeraldina dos Santos é uma das grandes personagens do Amapá. Aos 65 anos, ela escreveu livros infantis e registrou a história e cultura do povo que representa. Principais obras: As aventuras da Dona Florzinha (2011); A Onça (2011); O Sonho de Uma menina (2014).
Milton Hatoum: Milton Hatoum nasceu em Manaus (AM), em de agosto de 1952. É arquiteto de formação, mas a literatura sempre esteve no centro de sua vida. Com a publicação do romance 'Dois irmãos', Hatoum se tornou um dos escritores mais importantes da literatura contemporânea. O livro arrebatou a crítica e caiu nas graças dos leitores, feito raro na literatura nacional. Outras obras importantes: Relato de um Certo Oriente (1989); Órfãos do Eldorado (2008); A cidade ilhada (2009); Pontos de Fuga (2019).
Aluísio Azevedo: Nasceu em São Luís do Maranhão em 1857. Escreveu para a imprensa e publicou seu primeiro romance: 'Uma Lágrima de Mulher' (1880). No ano seguinte, lançou o primeiro romance naturalista brasileiro, 'O Mulato' (1881). O livro caiu no desagrado da sociedade provinciana maranhense, mas agradou a Corte. Outras obras importantes: Memórias de um Condenado (1802);O Cortiço (1890);O Esqueleto(1890).
Ricardo Dicke: As obras de Dicke configuram um regionalismo ligado a Mato Grosso. Seu primeiro livro publicado foi 'Caminhos de Sol e de Lua', no começo da década de 1960. Outras obras de Ricardo Dicke: O Deus de Caim(1968); Como o Silêncio (1968); Caieira (1978); Madona dos Páramos (1981); Os Semelhantes (2011- póstumo).
Otávio Afonso: O escritor Otávio Afonso nasceu em Porto Velho (RO), estudou Jornalismo em Salvador (BA) na década de1970 e participou da coletânea de poemas experimentais 'Sábado 13 horas'(1978). Seu único livro autoral, 'Cidade Morta', ganhou o Prêmio Casa de las Américas, em 1980.
Hamilton da Silva: O poeta e escritor Hamilton da Silva nasceu em Porto Nacional (TO). Ele abandonou os estudos para se dedicar à luta contra a ditadura militar. Preso, usou um lápis para escrever no lado interno de um maço de cigarros. Conseguiu enviar os poemas para fora do presídio, para serem publicados clandestinamente na Itália, sob o título de 'Poemas do povo da noite' e com o pseudônimo de Pedro Tierra.
Fonte capa: Reprodução/Internet