Matérias
Segurança

Justiça mantém prisão de motorista da carreta após acidente fatal na AM-010

O acidente, que resultou em quatro mortes e 18 feridos, segue sob investigação; a fiança do motorista foi elevada para 100 salários mínimos.

Escrito por
Redação
December 23, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

O motorista da carreta envolvido no acidente com um ônibus que resultou na morte de quatro pessoas e deixou 18 feridas na rodovia AM-010, no Amazonas, teve sua prisão mantida após a audiência de custódia realizada neste domingo (22). Leandro Augusto Lopes, de 41 anos, foi detido em flagrante logo após a colisão. 

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), o delegado Antônio Rondon, responsável pelas investigações, inicialmente classificou o incidente como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e estabeleceu a fiança em 10 salários mínimos. No entanto, o juiz, levando em consideração a gravidade dos danos, aumentou o valor para 100 salários mínimos.

O TJAM informou também que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a polícia irão continuar as investigações para esclarecer se o caso é, de fato, homicídio culposo ou doloso.

“No primeiro momento, a autoridade policial entendeu que se trata de homicídio culposo e o Juízo da Custódia, ao elevar a fiança, entendeu, pela extensão dos danos causados, que era caso de majoração para 100 salários mínimos. No curso do processo, o Ministério Público, junto com a autoridade policial, após aprofundar as investigações, poderá esclarecer se efetivamente se tratou de homicídio culposo ou doloso”, informou a Assessoria do TJAM por meio de nota. 

Por motivos de segurança, o delegado optou por não divulgar se o motorista permanecerá na carceragem da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município de Rio Preto da Eva ou se será transferido para uma unidade prisional na capital.

Relembre o caso

O acidente ocorreu por volta das 11h de sexta-feira (20), no quilômetro 138 da rodovia AM-010. De acordo com informações de testemunhas, o ônibus estava indo de Itapiranga para Manaus, enquanto o caminhão circulava na pista oposta, quando aconteceu a tragédia.

Em depoimento à polícia, o motorista relatou que a colisão ocorreu durante uma forte chuva e afirmou que foi o ônibus que invadiu a faixa dele, dizendo que tentou desviar, mas não conseguiu evitar o impacto.

As investigações continuam e a perícia ainda vai determinar as causas do acidente.

Mortos e feridos

De acordo com o Governo do Amazonas, 18 vítimas foram levadas ao hospital municipal de Rio Preto da Eva, cidade próxima ao local do acidente, sendo que cinco delas foram transferidas para Manaus. 

Entre as vítimas fatais estão o condutor do ônibus, identificado como Jair Nascimento dos Santos, além de Emilio Monteiro Araújo, de 69 anos, e Manoel Otávio Vaz de Almeida, de 65 anos.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas