Matérias
Segurança

Julgamento dos PMs acusados no caso Grande Vitória começa hoje, 29

As famílias das vítimas aguardam o julgamento desde 2016, quando o inquérito foi encerrado

Escrito por
Lucas Albarado
January 29, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O julgamento de 10 policiais militares, envolvidos nas mortes de Alex Júlio Roque, 25, Ewerton Marinho, 20, e Rita de Cássia, 19, começa nesta segunda-feira, 29, no Fórum Ministro Henoch Reis. 

A defesa dos réus pediu uma nova data para o julgamento, alegando que os peritos não encaminharam os esclarecimentos solicitados, mas o pedido foi negado pela juíza Patrícia Campos, presidente da 3ª Vara do Tribunal do Júri. 

De acordo com ela, se as partes achavam de extrema importância os esclarecimentos dos peritos, isso deveria ter sido solicitado muito antes, e não às vésperas do julgamento. 

“Os autos tramitam desde 2016, mas somente neste momento, em 2024, passadas inúmeras etapas procedimentais, o Ministério Público e as defesas entendem pela enorme relevância dos laudos complementares” disse a magistrada. 

Luiz da Silva Ramos, um tenente da PM que estava envolvido no caso, foi encontrado morto no Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, em novembro de 2023. Ele tirou a própria vida. 

Relembre o caso

Em outubro de 2016, os jovens voltavam de uma festa, quando foram abordados por policiais e obrigados a entrarem no carro da PM. Os corpos nunca foram encontrados. 

Após o desaparecimento os moradores do Grande Vitória fizeram uma grande manifestação, chegando a atear fogo em um veículo. 

Durante o mês de dezembro do mesmo ano, os peritos criminais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) concluíram o inquérito, e encontraram material genético das vítimas, apontando o envolvimento dos PMs nas mortes. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas