Após ser intimidada por um assessor do vereador David Reis (Avante), dentro das dependências da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a jornalista Cynthia Blink comentou sobre o caso em entrevista ao Diário da Capital. Blink relata que registrou um Boletim de Ocorrência no 5º DIP (Distrito Integrado de Polícia), nesta terça-feira (14), além de ter formalizado uma denúncia na Ouvidoria da CMM e na Procuradoria da Assembleia Legislativa. Ela alega que o assessor parlamentar, identificado como Nilson Buzaglo, subiu o tom e afastou o celular enquanto ela questionava alguns procedimentos feitos pelo vereador David Reis durante a Sessão Plenária de ontem (13). Ela afirma que se sentiu coagida durante o exercício da profissão.
“O que eu mais quero é que ninguém mais passe por isso, porque quando um assessor fica com raiva de um jornalista, principalmente se for mulher, que ele não venha intimidar, que pense duas vezes antes de fazer isso. Que ele saiba que há uma consequência”, destacou Blink.
Ainda ontem (13), a CMM se pronunciou, por meio de nota, informando que a Mesa Diretora da Casa Legislativa recebeu a denúncia da jornalista e determinou apuração e medidas cabíveis para averiguar o caso. A Câmara Municipal ainda destacou que “não permitirá que nenhum profissional de comunicação seja desrespeitado, principalmente, nas dependências da Casa, no exercício de suas funções”.
“Desde o início da atual gestão do parlamento municipal, iniciativas para melhorar a comunicação entre a CMM e a imprensa têm sido adotadas, o que inclui melhores condições de trabalho, humanização dos espaços físicos destinados aos jornalistas e melhoria do acesso aos produtos jornalísticos elaborados pelos profissionais que integram os trabalhos na Casa Legislativa. A CMM reitera seu respeito aos profissionais de comunicação, agentes fundamentais para que o trabalho desenvolvido pelos parlamentares alcance todas as parcelas da população”, diz trecho da nota.
O ouvidor da Casa, vereador Capitão Carpê (Republicanos), publicou em suas redes sociais ressaltou que nenhum tipo de violência será tolerada e que é direito da imprensa executar seu trabalho. Ele também afirmou que as alegações serão apuradas.
Em defesa da jornalista, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) repudiou a intimidação e o constrangimento sofrido por Blink. Segundo a entidade, a postura de Buzaglo atenta contra o livre exercício da profissão de jornalista. As gravações de vídeo do circuito interno do Poder Legislativo Municipal também foram solicitadas.
“Em defesa do exercício da profissão, o SJP/AM reforça a denúncia realizada pela jornalista Cynthia Blink junto à Ouvidoria da Casa Legislativa do município de Manaus. E, solicita da presidência da CMM, as gravações de vídeo do circuito interno do Poder Legislativo Municipal, a fim de que tenhamos condições de ingressar, se necessário, com denúncia criminal contra o agressor para adoção das medidas legais que o caso requer”, diz trecho da nota.
Procurado pela reportagem, David Reis não se pronunciou sobre o caso.