O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) está realizando uma capacitação em Georreferenciamento, no município de Atalaia do Norte, interior do estado. A ação teve início na segunda-feira (7) e vai até o próximo sábado (12).
O treinamento é voltado para profissionais de engenharia, técnicos da área agropecuária, florestal, agronomia, topografia e áreas relacionadas ao Meio Ambiente.
O curso é dividido em quatro módulos e tem como objetivo instruir os técnicos na elaboração de mapas e orientações para trabalhar com a ferramenta de Georreferenciamento que é importante para um todo, e no caso do Ipaam, em particular, é relevante para o licenciamento ambiental das diversas atividades e para a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural o (CAR).
“Capacitar profissionais da área ambiental abre uma porta para a regularização de empreendimentos e estimula procedimentos corretos para um processo ambiental dentro da legalidade”, destacou Juliano Valente, diretor-presidente do Ipaam.
GEORREFERENCIAMENTO
Georreferenciamento é o processo para definir a forma, dimensão e localização de um imóvel rural, através de métodos de levantamento topográfico. Através dele são coletadas informações como os limites da propriedade, suas confrontações e as coordenadas de seus vértices em relação ao globo terrestre.