Etimologia
Segundo a história, no século XVI, Francisco Orellana descobriu o norte do Brasil. Quando chegou perto de um rio muito grande, foi atacado por possíveis guerreiras indígenas. Lembrou-se, então, das amazonas gregas. A partir daí, o rio teria sido chamado rio das Amazonas, hoje Rio Amazonas, do qual derivou-se o termo Amazônia.
Pelo grego “amazon”, mulher guerreira, que segundo lendas antigas queimava o seio direito para facilitar o uso do arco. Em grego, “mazos” quer dizer seio e “A” significa não. Juntas, as partes explicam o nome.
Subdivisões
Entre as diversas divisões com variantes de acordo com região geográfica e vegetação, as principais divisões da Amazônia são:
- Amazônia Legal
- Amazônia Internacional
A Amazônia Legal é uma área de 5.015.067,86 quilômetros quadrados, que compreende 58,93% de todo o território brasileiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Também conhecida como Amazônia Brasileira, foi instituída pela lei nº 1.806/1953, durante o governo de Getúlio Vargas, com objetivo de promover o desenvolvimento de toda a área.

A Amazônia Legal abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do estado do Maranhão.
Matérias sobre o Tema:
- Mato Grosso, Amazonas e Pará com maiores áreas sob alerta de desmatamento da Amazônia Legal
- Em 3 anos, registros de armas de fogo aumentaram 219% na Amazônia Legal
- CASO Bruno Pereira e Dom Phillips
A Amazônia Legal é subdividida em Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental. A Amazônia Ocidental corresponde a 42,97% da extensão territorial da Amazônia Legal e é a parte mais preservada da Amazônia. É composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Já a Amazônia Oriental é composta pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. A parte oriental da Amazônia abriga 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense.

Já a Amazônia Internacional engloba todo o território da floresta amazônica, inclusive os locais encontrados fora dos limites das fronteiras brasileiras. Corresponde a uma área ao Norte da América do Sul, a qual abrange nove países: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Juntos, esses nove países somam mais de sete milhões de quilômetros quadrados.

Há também os conceitos de Amazônia por país, por exemplo Amazônia colombiana e Amazônia peruana. Essa última merece destaque porque é uma das áreas com maior diversidade biológica do planeta, entre outros fatores, como a menor população humana. Compreende uma área de 782,880.55 km².