Nos dias 2 e 3 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) receberá o evento IANAS Amazon Initiative - Science by and for the Amazon (Iniciativa Amazônica da IANAS - Ciência pela e para a Amazônia), que tem como objetivo gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para a Cúpula dos Países Amazônicos.
De acordo com o pesquisador do Inpa, Dr. Adalberto Val, o bioma amazônico é único e necessita de ações articuladas. “É preciso ciência, tecnologia e inovação para que possamos avançar com os processos de conservação da região, com a inclusão social e com a geração de renda. Por isso, instituições como o Inpa e as Universidades da região têm relevante papel”.
Na atividade, estarão presentes representantes das Academias de Ciências da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, bem como as demais Academias de Ciências das Américas, além de representantes das comunidades científicas da Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
Com uma programação fechada apenas para convidados, a programação é organizada pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).