Matérias
Saúde e Bem Estar

HUGV realiza mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula

A iniciativa tem como objetivo atender 50 pacientes

Escrito por
Redação
January 19, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), da Universidade Federal do Amazonas, deu início, na quinta-feira (18), a um mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula, programado para ocorrer até sábado (20). A iniciativa tem como objetivo atender 50 pacientes que aguardavam por cirurgia no estado.

Serão realizados 30 procedimentos para a retirada de vesícula e 20 para hérnia umbilical, inguinal e epigástrica, todos utilizando a técnica aberta. O mutirão envolve a mobilização de uma equipe composta por mais de 40 profissionais, incluindo médicos cirurgiões e anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De acordo com o cirurgião geral e digestivo do HUGV, Victor Lins, a demanda por cirurgias de hérnia e vesícula é significativa no estado do Amazonas. Muitos hospitais enfrentam sobrecarga devido à internação de emergência de pacientes por complicações desses problemas de saúde. Victor destaca que realizar cirurgias de forma eletiva contribui para evitar complicações que poderiam levar a procedimentos emergenciais.

O mutirão, que conta com quatro salas cirúrgicas por dia, representa uma oportunidade de aprendizado para 13 médicos residentes de cirurgia geral no hospital. A ação é fundamental para reduzir a fila cirúrgica do estado e proporcionar atendimento adequado aos pacientes que aguardavam pelas intervenções.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas