Matérias
Saúde e Bem Estar

Hemoam celebra Dia Nacional do Doador de Sangue em Manaus

Data comemorativa ressalta importância da doação voluntária e alerta para estoque baixo de sangue

Escrito por
Clara Gentil
November 25, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Leonardo Mota

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) comemorou a data com um evento especial. A celebração, que incluiu uma série de atividades para agradecer e engajar os colaboradores, destacou a importância da solidariedade e do compromisso com a vida por meio da doação de sangue.

Durante a cerimônia, a Dra. Socorro Sampaio, diretora-presidente da Hemoam, enfatizou a relevância desse gesto altruísta. “Doar sangue é um ato de extrema importância, que salva vidas e promove saúde a quem mais precisa. Temos a responsabilidade de garantir o atendimento à população amazonense, e a contribuição de cada doador é essencial para manter os estoques de sangue sempre abastecidos”, afirmou.

A Dra. Sampaio também destacou a necessidade urgente de reposição dos estoques, especialmente dos tipos sanguíneos O- e O+, que são fundamentais para transfusões de pacientes com diversas condições de saúde.

Marcela Palheta, de 39 anos, é uma doadora fiel, praticando esse ato de solidariedade há mais de vinte anos. Para ela, doar sangue é amor ao próximo, um gesto simples, mas poderoso, que pode fazer toda a diferença na recuperação de quem mais precisa. 

“Eu doo sangue desde os 18 anos e continuo com 39. Para mim, salvar vidas é tudo! Hoje mesmo vou doar novamente e convido todos a se juntarem a essa corrente de amor e vida”, declarou a mãe de família. 

Para quem deseja se tornar um doador, pode procurar os postos de coleta da Hemoam em Manaus ou em unidades móveis espalhadas pela cidade. Esse simples gesto pode salvar vidas.

Quem pode doar?

De acordo com a diretora-presidente do Hemoam, Dra. Socorro Sampaio, qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 16 a 69 anos, peso a partir de 50 quilos e munido da sua identidade, pode doar sangue. 

“Quem tiver entre 16 e 69 anos pode ser doador, lembrando que menores de idades precisam estar acompanhados de um responsável legal e acima de 60, precisa ter uma doação prévia. Também precisa pesar acima de cinquenta quilos, ter boa saúde e disposição”, enfatizou. 

Onde posso doar?

Para doar, basta ir até o Hemoam, localizado na avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada (ao lado do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques), de segunda à sábado, das 7h30 às 17 horas. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas