Na última segunda-feira (9), um helicóptero que transportava mais de 240 kg de drogas foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio da Polícia Federal (PF), logo após pousar no estado do Amazonas. A aeronave, que vinha da Venezuela, entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, sendo detectada e monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae).
De acordo com a FAB, assim que o helicóptero ingressou no território nacional sem apresentar plano de voo, foi classificado como suspeito, conforme os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), estabelecidos pelo Decreto n.º 5.144, de 16 de julho de 2004.
A operação contou com a participação de duas aeronaves A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk. Durante o acompanhamento discreto, por volta das 15h40, foi observado que o helicóptero fez um pouso forçado em uma área verde nas proximidades de Manaus.
Agentes da PF, a bordo do H-60 Black Hawk, realizaram as Medidas de Controle no Solo (MCS) e apreenderam a carga de aproximadamente 240 kg de maconha do tipo skunk. No entanto, o piloto conseguiu fugir antes da chegada das autoridades.
“Nossa abordagem à soberania do espaço aéreo é completa, abrangendo desde a vigilância até as ações de apreensão no solo, especialmente na região de fronteira, sempre em cooperação com outros órgãos do Brasil e de países vizinhos. Essa é uma das principais competências que a FAB oferece ao Estado Brasileiro”, destacou o Major-Brigadeiro Campos.