O Governo Federal dará início, a partir de hoje (6), ao pagamento do auxílio extraordinário destinado a pescadores artesanais impactados pela estiagem na região Norte, exclusivo para aqueles que possuem seguro defeso até 1 de novembro. Referente ao ciclo passado (setembro de 2022) e ao atual, o benefício será um depósito único de R$ 2.640 na conta bancária dos beneficiados.
Em um esforço organizado, a distribuição seguirá uma programação de acordo com os últimos dígitos do CPF. Hoje, a primeira leva de pagamentos será destinada aos beneficiários com CPF terminado em 0, 1, 2 e 3.
Amanhã (7), será a vez dos que possuem CPF terminado em 4, 5 e 6, enquanto na sexta-feira (8) será para aqueles com CPF finalizado em 7, 8 e 9.
A medida, prevista na Medida Provisória 1.192, contempla pescadores residentes nos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará, cujas comunidades enfrentam a seca, considerada "a pior dos últimos 43 anos" pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A lista completa dos municípios atendidos no Amazonas, Acre, Amapá e Pará está disponível para consulta no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.