Matérias
Ciência e Tecnologia

Google inicia hoje a exclusão de contas inativas

Contas pessoais não acessadas nos últimos dois anos serão excluídas, apagando e-mails no Gmail e conteúdos no Drive, incluindo Google Fotos

Escrito por
Thiago Freire
December 01, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Google está iniciando o processo de exclusão de contas inativas a partir desta sexta-feira (1º). Esta medida, anunciada em maio, afetará contas pessoais que não foram acessadas nos últimos dois anos, resultando na remoção de e-mails no Gmail e conteúdos armazenados no Google Drive, incluindo documentos e imagens do Google Fotos.

A exclusão abrange todos os serviços oferecidos pelo Google, do Gmail ao Google Fotos, e tem como objetivo reforçar a segurança. Perfis antigos muitas vezes possuem senhas fracas e sem proteção de dois fatores, representando um risco de segurança. Além disso, credenciais de acesso a essas contas podem ter sido comprometidas em vazamentos.

Usuários que utilizaram seus serviços nos últimos dois anos, como enviar ou receber e-mails pelo Gmail, baixar aplicativos na Play Store, ou realizar atividades no Google Drive ou YouTube, não serão afetados pela exclusão. A medida não se aplica a contas de organizações, como as cadastradas no Workspace para empresas e escolas.

Para evitar a exclusão, basta fazer login na conta e realizar uma das seguintes ações:

- Ler ou enviar um e-mail

- Usar o Google Drive

- Assistir a um vídeo no YouTube

- Baixar um aplicativo na Google Play Store

- Fazer uma pesquisa no Google

- Utilizar a função “Fazer login com o Google” em um aplicativo ou serviço de terceiros

O Google enviará notificações aos usuários que correm risco de exclusão, alertando sobre a possibilidade de remoção. É importante destacar que a exclusão é irreversível, e os usuários não poderão reativar a conta removida. Nesse caso, será necessário criar um novo cadastro para continuar utilizando os serviços do Google.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas