O Google confirmou que a partir de 1° de dezembro de 2023, iniciará o processo de apagar contas inativas do Gmail que não tiveram qualquer tipo de atividade nos últimos dois anos. A big tech já está notificando os usuários sobre esta política, anunciada em maio, e explicando os procedimentos necessários para manter as contas ativas.
Para evitar que seus dados sejam apagados, o usuário deverá movimentar a conta realizando atividades como ler ou enviar e-mails, usar o Google Drive, assistir a vídeos no YouTube, compartilhar fotos ou fazer o download de aplicativos.
A Central de Ajuda do Google lista algumas exceções em que contas inativas, mesmo com dois anos sem uso, não serão apagadas. Essas exceções incluem contas que foram usadas para comprar produtos, aplicativos, serviços ou assinaturas do Google que ainda estejam ativos ou recorrentes, contas com vale-presente contendo saldo monetário, contas relacionadas a aplicativos ou jogos com assinaturas ou transações financeiras ativas, contas gerenciadas pelo Family Link para atividades de crianças e adolescentes, e contas usadas para comprar itens digitais, como livros ou filmes.
O Google esclareceu que a nova política se aplicará apenas a contas pessoais e não afetará contas de organizações, como escolas ou empresas. A empresa justificou que a medida tem o objetivo de ampliar a segurança na internet, pois contas abandonadas são vulneráveis e podem ser usadas por agentes mal-intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam.