Matérias
Mundo

Gira Mundo: retirada de militares das Maldivas, crise na Coreia do Sul e mais

Confira as principais notícias do mundo nesta terça-feira (12)

Escrito por
March 12, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Pngree

Mais sequestros na Nigéria

Homens armados sequestraram 15 alunos de uma escola de Ensino Médio no noroeste da Nigéria, dias após mais de 280 estudantes serem sequestrados de outra escola, com o exército ainda em busca deles.

Os homens invadiram o seminário islâmico na vila de Gidan Bakuso, no estado de Sokoto, no sábado (8), e pegaram 15 crianças do dormitório enquanto dormiam, disse a polícia à agência de notícias Associated Press.

Liman Abubakar, o chefe do seminário, disse que os alunos tinham entre 8 e 14 anos.

Leia Também

Retirada de Militares Indianos das Maldivas

A Índia começou a retirar militares que operavam aeronaves de vigilância nas Maldivas depois que o novo presidente pró-China ordenou sua saída, de acordo com relatos da mídia local.

O jornal Mihaaru informou na terça passada (5) que 25 soldados indianos destacados no atol mais ao sul de Addu deixaram o arquipélago como parte de um acordo de retirada entre os dois países.

O presidente Mohamed Muizzu chegou ao poder em outubro de 2023 prometendo expulsar o pessoal de segurança indiano das Maldivas, que patrulham sua vasta fronteira marítima.

Tensões na Índia devido à Implementação da Lei de Emenda à Cidadania

O governo indiano anunciou regras para implementar a Lei de Emenda à Cidadania (CAA), semanas antes de o primeiro-ministro Narendra Modi buscar um raro terceiro mandato para seu governo nacionalista hindu.

A lei controversa aprovada em 2019 pelo governo de Modi permitia a cidadania indiana para refugiados não muçulmanos dos países vizinhos da Índia.

Rússia prende sul-coreano por acusado de espionagem

A Rússia deteve um sul-coreano no leste do país, acusando-o de espionagem.

Citando as autoridades, a agência de notícias estatal russa TASS identificou o homem como Baek Won-soon e disse que ele foi detido na cidade de Vladivostok "no início do ano", antes de ser transferido para Moscou para "ações investigativas" no final do mês passado.

Coreia do Sul enfrenta crise na saúde devido à greve de médicos e aciona o exército

A Coreia do Sul anunciou que irá implantar médicos militares e médicos dos centros de saúde pública em hospitais afetados por uma greve de médicos residentes que já dura semanas.

Cerca de 20 cirurgiões militares juntamente com 138 médicos de saúde pública serão designados para 20 hospitais por quatro semanas, disse o ministro da Saúde Cho Kyoo-hong em uma reunião no domingo (10).

Maduro é escolhido por seu partido para concorrer nas eleições da Venezuela

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) anunciou na segunda-feira (11) que o presidente Nicolas Maduro será seu candidato nas próximas eleições do país. A decisão foi anunciada por Diosdado Cabello, considerado o número dois do movimento.

Maduro, que busca um terceiro mandato consecutivo, era amplamente esperado como candidato, já que seu principal adversário da oposição foi impedido de concorrer.

Primeiro Ministro do Haiti renuncia em meio a caos e violência

O Primeiro Ministro do Haiti, Ariel Henry, apresentou sua renúncia após uma reunião de emergência de nações regionais. A situação no país é de caos, com a violência causada por gangues armadas e eleições repetidamente adiadas.

Líderes regionais da Comunidade do Caribe realizaram uma cúpula de emergência para discutir um quadro para uma transição política, algo que os EUA pediram para ser "acelerado". O Haiti enfrenta uma série de desafios, incluindo a substituição de Henry por um conselho presidencial e um toque de recolher noturno em vigor até quinta-feira, após confrontos entre gangues armadas na capital, Porto Príncipe, durante o fim de semana.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas